Feira da 304 sul, oferece um amplo cardápio de comidas típicas da região

Share:


Palmas possui diversas feiras entre elas à Feira da 304 Sul. Para experimentar à variedade da gastronomia da região é preciso conhecer à Feira Coberta. Quem procura cheiros, gostos e sabores precisa visitar e conferir os diversos tipos de comidas da nossa região em um só lugar.


Feira da 304 Sul
Foto: Secom Palmas

           Tudo o que uma feira pode oferecer é possível encontrar na Feira Coberta da 304 Sul em Palmas. Os feirantes comercializam uma grande variedade de produtos dentre eles, hortaliças e verduras frescas, produtos de vestuário e artesanato, além de lanches como à famosa paçoca de carne seca e pastel frito na hora.

          A feira coberta da 304 Sul Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante, está localizada na quadra da 304 sul, avenida LO- 05, no plano diretor sul. O espaço funciona dois dias na semana, terça-feira e sexta-feira à partir das 17 horas da tarde. O espaço amplo contempla uma área coberta, com dois andares. Além de estacionamento, palco, sala administrativa, banheiros, escada e rampas de acesso. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural atualmente a feira possui 500 feirantes e expositores além de 150 produtores rurais dos municípios do estado.

        O espaço central da feira ocupa o maior número de feirantes por metro quadrado pois as barracas são maiores e mais largas em questão de espaços nos boxes, pois realizam à venda de vários tipos de hortaliças, frutas, legumes, verduras, queijos, café, doces, especiarias e temperos. No setor oeste encontramos à venda de produtos de artesanatos, arte feita com o capim dourado, artigos de vestuário, produtos de beleza e artigos de tecnologia.

      Para Andrea Kaestner, que mora em Joinville estado de Santa Catarina, veio a palmas em janeiro e visitou a feira para conhecer as comidas típicas que à cidade oferece e ainda disse que “A feira tem muitas barracas de lanches e acabamos encontrando muitas comidas típicas como tapiocas, pamonhas e algumas poucas frutas da região”. No setor de alimentação é possível encontrar barracas que comercializam paçocas, pamonhas, pastéis, sucos naturais, espetinhos e sanduíches, bolos e doces, além de uma variedade de peixe frito e diversos pratos com carnes assadas e caldos. 

       Quase toda semana a assistente administrativa, Tânia Paula, visita a feira da quadra 1106 sul por causa dos preços das frutas e verduras. E de quinze em quinze dias frequenta a feira da 304 sul para comprar um tipo de farinha que a família usa para fazer as refeições em casa “Sempre que vou na feira acabamos lanchando alguma coisa. Na semana passada levei minha mãe na feira e ela comprou à mesma farinha de mandioca branca que uso, para ela levar para as minhas irmãs que moram em alvorada”. Além de realizar as compras a família acaba aproveitando o momento de lazer para lanchar comprando tapioca e pamonha.

     A feira possui cadeiras e mesas estragadas, além dos espaços onde se ocupam os boxes das barracas estão com desníveis no piso e as estruturas das barracas feitas de ferro estão enferrujadas. Além destes problemas a feira também não possui espaço suficiente para atender a demanda de carros nos estacionamentos, muitos visitantes acabam deixando carros estacionados longe da feira. Em abril de 2018 foi aprovado pela prefeitura em parceria com o Instituto de Planejamento Urbano de Palmas, um novo projeto de revitalização da feira da 304. Projeto que visa melhorias na infraestrutura dos espaços, para feirantes e visitantes do local.